Direitos das crianças e adolescentes entre os temas da Faixa de Cinema desta semana

A Faixa de Cinema desta semana dá continuidade à exibição de obras com a curadoria do Instituto Cinema em Movimento (ICEM). Nesta sexta, às 23h30, vão ao ar obras “A Rua é Noiz”, de Eduardo Cunha Souza e Pedro Cela; “À Espera”, de Nivaldo Vasconcelos e Sônia André e “Enrolado na Raiz”, de Camila Christian.

As realidades enfrentadas dentro da periferia do Grande Bom Jardim conduzem o documentário “A Rua é Noiz“. A obra mostra como uma mulher que aos cinco anos de idade vendia verduras e aos 35 dirige a maior escola de dança de Fortaleza em número de atendidos.

À Espera” fala sobre os direitos da criança e adolescente e a questão de gênero. O filme se passa em Moçambique, onde 39% de meninas se casam antes dos 15 anos com homens mais velhos que elas, fazendo com que o país se encontre no 10º lugar entre os países mais afetados pelos casamentos prematuros.

Em “Enrolado na Raiz“, mulheres negras falam sobre as diferentes formas de violência física e simbólica que o racismo impõe cotidianamente sobre seus corpos. Desejos, sonhos, frustrações, traumas e enfrentamentos são expostos em falas que recuperam experiências da infância.

Deixe um comentário