Emissoras parceiras debatem a comunicação pública na Rede Minas

 

WP_20160514_15_01_07_Pro israel 20160514_103440_0_

 

No sábado, 14 de maio, na Rede Minas, foi realizada a última etapa do Ciclo de Debates “Desafios da Comunicação Pública: políticas públicas, participação popular e direito à comunicação”, que começou na quinta-feira, 12, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O encontro de emissoras afiliadas funcionou como extensão das atividades realizadas na ALMG e recebeu profissionais de várias TVs do campo público do interior do estado.

Entre os assuntos debatidos no encontro estavam a visibilidade no espaço da comunicação, convergência digital e formatação de conteúdos, produção independente e regionalização, jornalismo em rede, a criação em conjunto de um telejornal semanal e alternativas de captação de recursos.

O presidente da Rede Minas, Israel do Vale, chamou atenção para o papel da representação social das emissoras nesse segmento: “É preciso atuar como contraponto às emissoras comerciais, sem deixar de considerar as outras posições”. O presidente também debateu com os convidados as atuais necessidades de fortalecimento das parcerias nesse setor, desde a infraestrutura até a troca de conteúdos, e ouviu as principais dificuldades relatadas pelos representantes das emissoras, como a ampliação e o crescimento do serviço audiovisual.

Túlio Ottoni, diretor de jornalismo da Rede Minas, ressaltou os desafios de um novo jornalismo nesse campo, para levantar contribuições, por exemplo, para a criação do telejornal com as afiliadas. A diretora de programação e produção, Ana Tereza Brandão, no início do evento, falou da importância das TVs públicas apoiarem a cultura popular, além de estimularem o trabalho em rede para que diferentes vozes sociais possam ser ouvidas.

Romina Farcae, gestora de redes da emissora, destacou a necessidade de uma construção coletiva, de uma transformação e de um fortalecimento nas relações entre as TVs, a fim de suprir as diferentes necessidades de produção e distribuição de conteúdos.

Deixe um comentário