Manifestações culturais quilombola e do Jequitinhonha em destaque na Faixa de Cinema

combo_documentarios_AIC

A Faixa de Cinema desta sexta, 2/10, às 23h30, apresenta documentários cedidos pela Fundação Conscienciarte de Paracatu e pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Itinga. A articulação para exibição na Rede Minas foi feita pela AIC, Associação Imagem Comunitária,uma Organização não Governamental que promove o direito à comunicação e à expressão, à valorização da diversidade cultural, e ao exercício da cidadania e democracia, fomentando o acesso público.

O primeiro filme, “Comunidade Quilombola São Domingos – Memória dos Remanescentes“, fala das manifestações, fazeres e tradições do quilombo localizado na cidade de Paracatu (MG).

A vida e obra do Mestre Ulisses Mendes, escultor de reconhecimento nacional e internacional, natural de Itinga (MG), é o tema do segundo filme, “WebTv Patrimônio Cultural. Mestre Ulisses Mendes + Grupo teatral Itinguense- GRUTI e Interpretação Poética“. O artista é conhecido por retratar em suas esculturas de argila a vida cotidiana do povo que vive no Vale do Jequitinhonha.

Deixe um comentário