Cantata, Beethoven e Paulinho Pedra Azul na programação especial de Natal

Natal 2019A magia do Natal vem com muita música e bons sentimentos na Rede Minas. A emissora presenteia o público com a exibição inédita da clássica Nona Sinfonia de Beethoven, executada pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, no programa Especial Harmonia de Natal, nesta terça, às 20h. Considerada uma das grandes obras do compositor alemão, foi escrita no momento de sua vida marcado pela surdez, e ousou no uso das vozes humanas e a musicalização do poema “Ode a Alegria”, de Friedrich Schiller. A ideia de fraternidade e união da obra levou até a União Europeia a adotá-la como hino.

Declarada Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco, a Nona Sinfonia de Beethoven foi composta há quase 200 anos e marca, com majestosidade, seu lugar no mundo. Executada por orquestras e músicos em todos os lugares, sua presença se vê até no cinema. Filmes como “Sociedade dos poetas mortos”, “Laranja Mecânica”, “Duro de Matar 5” e o nacional “Se eu fosse você” mostram que ela agrada aos mais diferentes públicos.

arrumacao_harmonia_natal_2019

Noite do dia 24 tem Saulo Laranjeira e Paulinho Pedra Azul juntos no palco e a Nona Sinfonia de Beethoven

E a programação da noite continua. Ao lado de Paulinho Pedra Azul, Saulo Laranjeira celebra um Arrumação Especial para celebrar a data. O show “A arte do encontro”, que reuniu os dois no palco, garante a festa com Música Popular Brasileira na noite da véspera de Natal, terça, dia 24/12, às 22h45.

Paulinho Pedra Azul e Saulo Laranjeira cantam grandes músicas que alcançaram sucesso em todo o país, como “Jardim da infância”, mais conhecida como “Bem-te-vi”, e “Arrumação”, que abre a atração de mesmo nome aos domingos, na Rede Minas. O espetáculo também promete muita alegria com os personagens que marcaram a carreira de Saulo, como Véia Messina e Zé da Silva. Além do show, os dois artistas de Pedra Azul, Minas Gerais, batem um papo sobre a carreira e a amizade.

Cantata de Natal - divulgação Rede Minas (5)Cerca de 300 crianças, adolescentes e jovens cantando e tocando nas escadarias e janelas de um dos mais belos edifícios neoclássicos de Belo Horizonte – tudo isso emoldurado com uma decoração especial feita de luzes. Essa é a Cantata de Natal do Tribunal de Justiça, registrada pela Rede Minas e que será exibida no dia 25/12, às 20h, com exclusividade. O espetáculo, batizado de “Nunca pare de sonhar: fé na vida, fé no homem, fé no que virá”, promete muita emoção.

A Cantata de Natal se tornou uma tradição e faz parte do calendário turístico da capital. O evento acontece desde 2014 no Palácio da Justiça, no centro da de Belo Horizonte. Dos pequenos artistas, saem grandes vozes e canções acompanhadas por vários instrumentos. Os protagonistas desse espetáculo são crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social ou que vivem em instituições de acolhimento. Eles fazem parte do Coral e da Orquestra Infantojuvenil do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

ceia - divulgação Brasil das Gerais - Rede Minas (1)2019 está chegando ao fim e é hora de deixar o passado de mágoas e tristeza e começar o próximo ano com perdão e gratidão. O Brasil das Gerais escolheu uma data especial para apresentar esse tema ao público: o Natal. Na terça, 24/12, às 11h, a jornalista Patrícia Pinho conversa com a psicóloga e psicanalista Maraísa Abrahão, que fala sobre os benefícios e até exercícios que garantem bem estar para começar o próximo ano cheio de entusiasmo e planos. Na bancada do programa, um socorro para quem deixou para a última hora a ceia de Natal. A confeiteira Maria José Avelino ensina a preparar pratos deliciosos para a celebração, com produtos econômicos e fáceis de encontrar. Opções é que não faltam, de pratos principais que levam a costela de porco a sobremesas deliciosas feitas com morango. No programa, a confeiteira ensina até uma receita diferente de água saborizada, que caiu no gosto das pessoas e é uma boa opção para as festas de fim de ano.

Quem nunca ouviu falar que fazer o bem traz mais efeitos positivos para quem ajuda, do que para quem é ajudado? Será que somos mais solidários durante as festas de fim de ano? No dia 24, às 9h, o Opinião Minas recebe a psicóloga Marena Petra e o professor e palestrante Flávio Tófani (“Tio Flávio”) para uma reflexão sobre solidariedade e como encontrar soluções para problemas cotidianos e do mundo. Já no dia 25, a atração fala sobre as diversas formas de celebrar o Natal, por cristãos e não cristãos. Quem conta os diferentes significados e costumes relacionados à data tão especial, que mexe com a cabeça de adultos e crianças, é o teólogo Tiago Zeni.

 

Opinião Minas – Solidariedade de fim de ano. E depois?: 24/12, às 9h
Brasil das Gerais – Gratidão e perdão e ceia de última hora: 24/12, às 11h
Especial Harmonia de Natal: 24/12, às 20h
Arrumação Especial Natal – Saulo Laranjeira e Paulinho Pedra Azul: 24/12, às 22h45
Opinião Minas – As diferentes formas de celebrar o Natal: 25/12, às 9h
Cantata de Natal do Tribunal de Justiça: 25/12, às 20h

Deixe um comentário