Rede Minas destaca patrimônio cultural e histórico em programação especial

No dia 17 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Cultural e para celebrar essa data tão ligada à cultura mineira, a Rede Minas e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) se unem para levar ao ar uma programação especial durante todo o mês. O tema ganha espaço em programas especiais, filmes e reportagens que mostram a diversidade dos bens materiais e imateriais. As tradições populares, os conjuntos arquitetônicos, as violas e o queijo mineiro são alguns dos protagonistas da cultura de Minas Gerais que ganham destaque.

A data é uma homenagem ao historiador e jornalista mineiro Rodrigo Melo Franco de Andrade e foi criada para marcar o seu centenário de nascimento. Andrade foi o primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e defensor do Patrimônio Cultural Brasileiro.

Confira a programação especial

Cinema
Toda sexta-feira, às 23h30, com a sua programação mensal inteiramente dedicada ao tema, a Faixa de Cinema vai exibir documentários que abordam o Patrimônio Cultural sob diferentes aspectos.

7/8 – Folias de Minas, de Felipe Chimicatti e Pedro Carvalho
14/8 – Comunidade dos Arturos, de Paulo Henrique Rocha
21/8 – Festa de Nossa Senhora dos Homens Pretos de Chapada do Norte, de Jason Barroso Santa Rosa; e O Quê de Queijo, de Paulo Henrique Rocha
28/8 – Violas de Minas, de Felipe Chimicatti e Rafael Bottaro

Minas Imaterial
Nas edições de sexta, do Jornal Minas 2ª Edição, às 19h30, cidades da região central do estado são destaque na segunda temporada da série “Minas imaterial”, com o tema “saberes das mãos”. A repórter Laura Zschaber esteve em Capela Nova, Pará de Minas, Conselheiro Lafaiete e Ouro Preto para mostrar o artesanato.

7/8 – Capela Nova – Artesanato do tear
14/8 – Pará de Minas – Arte ceramista
21/8 – Conselheiro Lafaiete – Modo de Fazer das Violas de Queluz
28/8 – Ouro Preto – Ofício de bordadeiras e rendeiras

Brasil das Gerais
O que é patrimônio material e imaterial? É possível dissociá-los? O Brasil das Gerais vai dedicar alguns programas, sempre às 17h30, para receber especialistas na área que vão falar sobre o tema.

14/8 – Patrimônio Histórico Cultural
21/8 – Patrimônio Cultural Imaterial

Dia Nacional do Patrimônio
No dia 17/8, data que marca a celebração, diversos programas vão abordar a temática. No Jornal Minas 1ª edição, às 13h será exibida a série “Patrimônio”. O Agenda, às 20h, também contará com reportagens sobre o tema. A presidente do Iepha, Michele Arroyo, é a entrevistada do Opinião Minas, às 20h15.

Deixe um comentário