Rede Minas estreia nova programação reunindo o melhor da cultura em um só lugar

Novidades na programação da Rede Minas

Arte, educação, informação e entretenimento. A Rede Minas é conhecida pela programação de qualidade oferecida na TV aberta. A emissora conta com quase 20 programas, séries e jornais próprios, o que a coloca no topo do ranking das produções das emissoras mineiras. Para somar a esse conteúdo, a Rede Minas firmou novas parcerias para reunir, em um só canal, o melhor da cultura. O lançamento acontece, nesta sexta (09/10), com novas temporadas, produções independentes e de emissoras parceiras. Todo esse conteúdo chega para os mineiros, pela TV, e para o mundo, através da internet, com a exibição aqui no site da emissora.

“É uma diversidade grande contemplando o melhor dos parceiros.” –

Sérgio Rodrigo Reis, presidente da Rede Minas.

As estreias começam com músicas de todo o país em Sotaques do Brasil e produções audiovisuais no Espaço Universitário, na sexta (09). Para abrir o fim de semana, estreiam o infantil Casakadabra, a nova temporada do game show Tá certo?, com bonecos que dividem a cena com celebridades, e a exibição do Jornal da Cultura (agora também aos sábados), às 21h15, com as notícias do Brasil e do mundo. No domingo, o meio ambiente marca presença em Agrocultura e Planeta Turismo. A exploração dos espaços urbanos abandonados de Mundo Urbex chega, em nova temporada, internacional. As novidades continuam na próxima semana, com as novas temporadas do programa literário da emissora mineira, o Conversações, e do projeto Sempre um Papo.

As madrugadas também são preenchidas com uma variedade de programas da TV Brasil, que passam a ser exibidos na Rede Minas. Grandes produções cinematográficas e programas de meio ambiente e turismo têm espaço garantido, entre eles “Brasil Sobre Duas Rodas”, “Cine Retrô”, “Animais Bebês”, “Sherlock”, “América Latina Selvagem” e “Diário de um cosmonauta: um ano no espaço”. Muitas atrações, que já têm espaço na grade da emissora, entram em novos horários para atender a demanda do telespectador.

Imagens: Divulgação TV Brasil/BBC
Programação diversificada também para quem fica acordado até mais tarde: República do Peru, Sherlock, Animais Bebês e Meu Pedaço do Brasil são atrações da madrugada

A Rede Minas conta, hoje, com 19 atrações próprias. Esse conteúdo ganhou destaque em rede nacional, com a transmissão dos programas mineiros pelas emissoras parceiras. A TV Cultura exibe o Cinematógrafo, que trata sobre a sétima arte. Muitas das produções da emissora mineira que abordam o universo da música e da dança chegam ao telespectador, em todo o país, pela TV Brasil, que transmite o Hypershow, Alto-Falante e Retratos da Dança. Já o Canal Saúde / Fiocruz presenteia o público com o Mulhere-se, programa que dá voz à sociedade feminina em diferentes abordagens; o infantil Dango Balango; o Harmonia, com o melhor da música clássica; a cena literária com o Conversações; e o Cinematógrafo.

CONFIRA OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

Casakadabra - série infantil
Série infantil Casakadabra é uma das novas atrações

Especial Rede Minas 35 anos – domingo, 11/10, às 23h30

Em comemoração aos 35 anos da emissora, a Rede Minas foi homenageada na CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto. Durante a programação do evento, o público conferiu a live “Especial Rede Minas 35 anos”. Neste domingo (11), às 23h30, o especial chega à tela da TV, em exibição única. Quem comanda o bate-papo é o jornalista e presidente da emissora, Sérgio Rodrigo Reis, e o apresentador do Alto-Falante, Terence Machado. No programa, eles falam de memórias e histórias da Rede Minas, das ações atuais e perspectivas para o futuro. A atração conta com a participação de apresentadores e ex-colaboradores que fizeram parte da trajetória da TV, como Fernando Rocha, Fernanda Ribeiro, Kiko Ferreira, Roberta Zampetti, entre outros.

Sotaques do Brasil – sexta, às 23h15 (produção: Pôr do Som)

A atração traz o Brasil norteado por suas vozes, ritmos, sotaques e estilos musicais. Em sete episódios, é um artista quem comanda a entrevista com outro da cena musical. Cada um de um lugar diferente do Brasil que tem, em comum, o universo da música. Nesta sexta (09), quem abre a série é o cantor, compositor e dançarino maranhense Tião Carvalho, autor de “Nós”, imortalizado na voz de Cássia Eller. Ele foi para Sorocaba (SP) conversar com o alagoano Sapopemba, que traz a tradição afro-brasileira para o repertório. No dia 16/10, quem assume a tela é o trio mineiro A quatro vozes com o paulista Lula Barbosa.

Espaço Universitário – segunda a sexta, às 13h15

Com o objetivo de abrir sua grade de programação para a produção audiovisual desenvolvida por núcleos de comunicação, artes e cinema das faculdades e universidades, a Rede Minas exibe produções que abordam turismo, arte, cultura, ciência, tecnologia, educação, meio ambiente, gastronomia e esporte. A ação, realizada através de edital, estreia nesta sexta (09), às 13h15.

Casakadabra – sábado, às 12h30 (produção: Libertà Filmes)

A série infantil traz, de forma lúdica, questões cotidianas, situações e sentimentos que são vivenciados pelas crianças. Os episódios apresentam músicas e diversos efeitos especiais. Cada episódio leva os protagonistas mirins ao mundo da imaginação guiados pelo o guardião de CasaKadabra, Hermes, um ser mágico e misterioso, que se torna um grande amigo e irá ajudá-los a resolver problemas comuns do dia a dia. Dentro da casa, criaturas encantadas com poderes mágicos tecem a trama e trazem a solução para o problema no final de cada episódio. A série, que estreia dia 10/10, é dirigida por Léo Liberti, consagrado com premiações em Cannes e Grammys Latinos.

Tá Certo? – nova temporada com celebridades – sábado, às 13h30 (produção: TV Cultura)

A disputa entre divertidos bonecos no programa comandado por Warley Santana já preenche a grade da Rede Minas de segunda a sexta, às 19h. A novidade agora chega dia 10/10, com novos concorrentes. Aos sábados, a emissora pública mineira exibe o game show bem-humorado entre os bonecos e personalidades. A cada episódio, três competidores são desafiados a responder questões de temas como tecnologia, futuro, gente e natureza.

Foto: divulgação/TV Cultura
Celebridades contra bonecos: nova temporada do Tá Certo? recebe convidados como Marcelo Negrão e Nahim

Agrocultura – domingo, às 10h (produção: TV Cultura)

A atração tem como proposta viajar pelo Brasil para mostrar o universo do homem do campo por meio de suas tradições locais e trabalho nas áreas relacionadas à agricultura, à pecuária e ao agronegócio. A estreia é dia 11/10.

Planeta Turismo – domingo, às 10h30 (produção: TV Cultura)

Há 25 anos no ar, o programa Planeta Turismo apresenta destinos no Brasil e no mundo mostrando o que há de melhor na cultura, pesca esportiva, artesanato, culinária e natureza. A estreia é dia 11/10.

Foto: Divulgação Planeta Turismo
Planeta Turismo conta com direção e apresentação de Ruy Façanario

Mundo Urbex – nova temporada internacional – domingo, às 16h

Apresentado pela jornalista Jaque Silva, o Mundo Urbex integra um movimento de exploradores urbanos que querem manter a memória de locais que hoje estão abandonados. A produção é feita por diversos profissionais de cinema, jornalismo e pesquisa histórica. Neste domingo, o programa mostra os abrigos utilizados por soldados durante a guerra e que estão perdidos pela Europa. A atração ainda traz um grupo que encontrou um antigo tanque na Rússia.

Conversações – nova temporada “Especial Autoras” – quinta, às 20h45

O Conversações aborda a literatura e mostra como ela está presente no cotidiano, dando destaque para escritores e leitores. A atração da Rede Minas estreia nova temporada “Especial Autoras”, destacando o trabalho de mulheres mineiras. Devido à pandemia, chega em novo formato: direto da casa delas para a casa do telespectador. Em 13 episódios, o apresentador Cláudio Henrique conversa com escritoras que falam sobre a vida, obra e rotina durante o isolamento provocado pela pandemia. Para abrir a temporada, dia 15/10, o programa traz a ilustradora e escritora Bruna Lubambo.

Sempre um Papo – sábado, às 18h30

O projeto “Sempre um papo”, criado em 1986 pelo jornalista Afonso Borges para fomentar a leitura, aparece em novo formato: #SempreUmPapoEmCasa. Na estreia, dia 17/10, a filósofa e escritora Djamila Ribeiro e o médico e escritor Drauzio Varella são os convidados e falam sobre o tema “A vida como ela é/será”.

NOVOS HORÁRIOS

Com o início da exibição do horário eleitoral gratuito, alguns programas passam a contar com novos horários a partir desta sexta, 09/10. O Jornal Minas 1ª edição volta a ser exibido às 12h30, de segunda a sexta. Já o Fora do Normal será exibido às quartas, às 20h45, com reapresentação domingo, às 22h.

Atualmente em reprise, Retratos da Dança, Estações e Cinematógrafo passam a ser exibidos às 20h45, respectivamente, às segundas, terças e sextas.

Deixe um comentário