Resistência a ditadura e a relação da criança com o brincar na Faixa de Cinema

faixadecinemaout

A Faixa de Cinema dos dia 05 e 12 de outubro terão como tema documentários sobre o período da ditadura militar no Brasil e a experiência das crianças com as brincadeiras e a cultura popular.. No dia 05, serão exibidos  “Vozes da Resistência”, de Fernanda Sanglard e Victor Zaiden, e “Subversivas”, de Fernanda Vidigal e Janaína Patrocínio. No dia 12, vai ao ar o “Territórios do Brincar”, de David Reeks e Renata Meirelles.

Dia 05/10 – 23h45
> “Vozes da Resistência”

Documentário curta-metragem que busca dar voz àqueles que resistiram à ditadura. O filme mostra os modos de funcionamento da cadeia repressiva em Minas Gerais por meio de casos vivenciados por mineiras e mineiros que revisitam alguns locais  importantes como marcos da repressão e como palco de resistência. A narrativa é conduzida pelos depoentes da Comissão da Verdade em Minas Gerais, que contam suas experiências no período. O filme, contudo, busca se afastar da ideia de vitimização e se aproximar da força e garra daqueles que se revoltaram contra as injustiças.

Dia 05/10 – 23h45
> “Subversivas”

“Subversivas” é um documentário que investiga o período da ditadura militar no Brasil, Angela Pezzuti e Delsy Gonçalves participaram cada uma a seu modo da resistência ao regime militar no país. A memória das mulheres entrevistadas traz à tona os fatos que marcaram aquela época e a vida de cada uma. Os depoimentos também revelam que a luta pela liberdade e pela democracia estava presente não somente nas ações políticas, mas também nas relações pessoais e familiares, no trabalho, no cotidiano aparentemente simples, mas imbuído de uma crença e de uma busca por um país justo e livre.

Dia 12/10 – 23h45
> “Territórios do brincar”

O filme retrata a participação de crianças em vários grupos de manifestações populares em quatro Estados brasileiros, e a sua relação com um brincar coletivo, inter-geracional e sagrado.

Deixe um comentário