Dia Internacional da Mobilização das Mulheres na Rede Minas

Mulhere-se

Uma mobilização global marca o Dia Internacional da Mulher. Ativistas de 30 países pretendem parar as atividades e ocupar as ruas. A ideia é combater a onda mundial de conservadorismo. No Brasil, uma mulher é morta a cada 2 horas e o país ocupa o 5º lugar no ranking de feminicídio no mundo. Uma violência que nem sempre é física: também é social e financeira.

Neste 8 de março, as lutas, desafios e conquistas das mulheres são tema de uma série de programas da Rede Minas.

O Minas em Rede, às 8h, vai falar sobre as mulheres empreendedoras de Bento Rodrigues que formaram uma cooperativa para produzir a geléia de pimenta biquinho. Na época do rompimento da barragem, elas já exportavam o produto e agora, em Mariana, conseguiram um espaço cedido para a produção.

Às 8h15, o Opinião Minas recebe a empreendedora e palestrante Elizabeth Penteado, que fala sobre a possibilidade da tríade “mãe, mulher e mercado”.

O Jornal Minas 1ª edição, às 12h30, também prepara uma homenagem às mulheres e com participação do público, que pode enviar sua mensagem em vídeo para o WhatsApp do jornalismo (31) 98362-5628.

Já o Brasil das Gerais, às 18h, recebe convidadas que fazem diferença nas suas áreas de atuação: Dra. Filó, pediatra, Tarsia Gonzalez, empresária e palestrante, e Annette Cardoso da Rocha, advogada de 95 anos e ganhadora do prêmio Inovare. Participa também do programa o historiador Marcelo Mangini.

Às 18h50, o Agenda bate um papo com as produtoras da Mostra de Cinema Feminista, que surgiu em 2015 e agora chega à sua terceira edição, com uma programação especial para as crianças. A ‘mostrinha’ traz um recorte infantil com o objetivo de apresentar o feminismo de uma maneira didática e leve para a criançada.

Durante a semana, também acontecerão atividades na sede da Rede Minas:

– Quarta (Dia 8/3) – A partir das 14h, a emissora exibe pelo site da TV o “Educa e empodera as minas”, evento promovido pelo PlugMinas para debater igualdade e direitos, em referência ao Dia Internacional de Mobilização das Mulheres.

– Quinta (Dia 9/3) – No auditório, às 12h, a Rede Minas homenageia o programa Mulhere-se, pela produção do vídeo “1 Minuto de Mulhere-se”, premiado no concurso “Mulheres, Culturas e Comunidades”, promovido pelo Festival Iberoamericano Cultura Viva. Será realizada também uma “Roda de Conversa”, com a convidada Renata Rosa, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), que vai falar sobre conquistas e o papel da mulher hoje na sociedade, e da representante da Secretaria de Estado de Saúde, Ana Mendes. Ela é coordenadora de Atenção à Saúde da Mulher. E também acontece o ato de encerramento da exposição fotográfica sobre a tragédia de Mariana, com entrega das fotografias aos respectivos autores.

– Sexta (Dia 10/3) – Durante este dia, a Rede Minas oferece à trabalhadora da emissora o “Espaço Mulher”, a partir das 10h, com oferta de serviços voltados para a saúde e o bem estar da mulher, além de um encontro com uma representante da Secretaria de Direitos das Mulheres, para orientações sobre as legislações de proteção à mulher.

Dia Internacional da Mulher

As mulheres que constroem o dia a dia da Rede Minas

Deixe um comentário