Gastronomia mineira é tema de série no Jornal Minas

raizesNesta terça-feira, 01/03, estreia, no Jornal Minas, às 11h30, a série Raízes da Gastronomia Mineira. As reportagens vão mostrar as origens da comida que os mineiros levam à mesa baseadas em um acervo de registros encontrados no Santuário do Caraça, que fica na cidade de Santa Barbara, a 120 quilômetros de Belo Horizonte. Além do contexto histórico, a série aborda também os caminhos atuais e o encontro entre passado e futuro na culinária de Minas Gerais.

De 1770 a 1850, o Caraça foi destino de padres europeus que traziam livros com informações sistemas utilizados para a produção de alimentos. Os religiosos tiveram que plantar, criar animais e utilizar técnicas para que o santuário fosse autossustentável, já que o acesso ao local era difícil. Essa foi a origem da influência da igreja na gastronomia mineira.

Confira abaixo os temas das reportagens.

Terça-feira (01/03): A origem da cultura alimentar dos mineiros – Uma viagem ao Santuário do Caraça, que guarda muitas informações sobre a origem da culinária do estado.

Quarta-feira (02/03): O pão, o queijo e o vinho – Esses três alimentos que são utilizados no mundo inteiro são destaque também na cozinha mineira.

Quinta-feira (03/03): Hortaliças – Do quintal para a cozinha. O Santuário do Caraça guarda hortas que começaram a ser cultivadas há mais de duzentos anos e que hoje são utilizadas em restaurantes sofisticados.

Sexta-feira (04/03): Renovação e futuro da culinária mineira – Renovação sem perder as origens. Como os novos chefs estão fazendo releituras que unem o tradicional ao sofisticado.

Episódios – 

Deixe um comentário