Harmonia comemora 15 anos com concertos da Filarmônica

O Harmonia inicia as comemorações dos seus 15 anos, a partir deste sábado, 5/9, às 18h, levando ao ar uma série de apresentações, em parceria com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que irão se estender até o final do ano.

No dia 18/09/2005 ia ao ar a primeira edição do Harmonia. Atualmente apresentado pelo jornalista Clóvis Ribeiro, com linguagem leve e acessível, o programa foi criado para divulgar e democratizar a música de concerto. Nesses 15 anos, cobertura de diversos festivais, reportagens especiais, entrevistas com os principais nomes do gênero e concertos marcantes foram ao ar semanalmente.

Há quase 10 anos o programa está presente também nas redes sociais para interagir com o público, além de disponibilizar os conteúdos que vão ao ar e divulgar informações sobre a música de concerto em Minas Gerais e no Brasil. Em 2017, o programa foi um dos vencedores do Prêmio BH Social Media, como destaque em mídias sociais, pelo trabalho realizado na fanpage no Facebook. Aproveite para acompanhar o programa pelo Facebook, YouTube e Instagram.

A democratização da música de concerto é a proposta do Harmonia e, também, da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. O grupo, criado em 2008, é conduzido pelo maestro Fabio Mechetti e tem, em sua formação, 90 músicos do Brasil, Europa, Ásia e Américas. Com diversos prêmios, a Filarmônica já rodou o país e o mundo com seus concertos e tem nove álbuns gravados. A Sala Minas Gerais, que é sede da Orquestra e também comemora cinco anos, tornou-se um dos principais espaços de concertos da América Latina.

A estreia da série será exibida ao vivo, da Sala Minas Gerais, com a presença apenas de músicos, sem público, devido ao período de pandemia.

Confira a programação*:

05/09 – Quarteto de cordas, “Serioso” | Septeto, op. 44. Variações sobre um tema de Dittersdorf
26/09 – Três Equali | Quarteto de cordas nº 6. Marcha, WoO 29 | Sexteto, op. 71
10/10 – Camila Titinger, soprano. Fabio Mechetti, regente

*Em breve serão confirmadas outras datas.

Deixe um comentário