João Nery discute o ativismo LGBT no Voz Ativa

 

Nesta segunda-feira, 15 de outubro, às 22h15, o Voz Ativa recebe o escritor, psicólogo, e mestre em Psicologia da Educação, João Nery. Ele é conhecido como o primeiro caso noticiado no Brasil de um homem trans a ser submetido à cirurgia de redesignação de gênero, em 1977.

Autor da premiada autobiografia  “Viagem Solitária – memórias de um transexual trinta anos depois”, o ativista foi apoiado por Darcy Ribeiro nos anos 1980 ao narrar o que ele chamou de  “infância triste e confusa do menino tratado como menina”, apresentando o seu percurso até a autoafirmação.

joaonery

Para conhecer a trajetória de militância de Nery e o Projeto de Lei 5002/13, que leva seu nome e trata sobre identidade de gênero, o apresentador Florestan Fernandes Júnior conta com as participações da ativista Gisella Lima, da Rede Afro LGBT Mineira; do professor de Filosofia dos cursos Trans-Enen e Trans-Vest, Raul Capistrano; da pesquisadora Rafaela Vasconcelos, do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT da UFMG; de Luiz Morando, pesquisador da Memória LGBT de Belo Horizonte; e do jornalista da Rádio Inconfidência, Paulo Proença.

O programa também é transmitido ao vivo pela web, aqui no site da Rede Minas, na página do programa no Facebook e no YouTube. A reapresentação na Rede Minas acontece sábado, às 21h45. Em edição especial para rádio, o Voz Ativa é apresentado às terças-feiras, às 21h, na Inconfidência FM. Aos domingos, o programa vai ao ar pela Inconfidência AM às 22h.

Agora você pode acompanhar o Voz Ativa em qualquer lugar pelo aplicativo da Rede Minas, disponível para Android.  

 

Deixe um comentário