Nova temporada do Conversações ressalta o trabalho dos autores

Combo Materia Conversacoes

Buscando aproximar-se dos escritores e das diversas formas de literatura, o programa Conversações estreia nova temporada – ‘Especial Autores’, no dia 31/10, quinta-feira, às 20h30, com reapresentação aos domingos, às 13h. O programa vai abordar a prosa e poesia em sintonia com o teatro, o cinema, a música e os quadrinhos. Formatos como fanfics e podcasts não ficam de fora, uma vez que ganham novos adeptos a cada dia.

Logo no início da temporada, em comemoração ao mês da Consciência Negra, o mês de novembro será dedicado às obras e autores negros. O primeiro bate papo é com a contadora de histórias e escritora infantojuvenil, Madu Costa, que fala dos seus livros e, claro, encanta crianças e adultos com histórias pra lá de divertidas. Na sequência, o Conversações recebe a professora, atriz e uma das fundadoras do ‘Coletivo Tropeço’, Soraya Martins e o diálogo teatro-literatura. No terceiro episódio, Roger Deff faz um paralelo entre o rap e a literatura. E, encerrando o mês comemorativo, Djamila Ribeiro e Lázaro Ramos falam sobre protagonismo negro, feminismo, produção acadêmica e o mito da democracia racial.

A quadrinista Val Armanelli, o ilustrador Régis Luiz, e a ficwriter Júlia Calasans vão falar sobre a cena independente dos quadrinhos e fanfics no quinto episódio. Em seguida, Sávio Leite, professor de cinema e realizador, aborda a dualidade ficção/realidade em obras cinematográficas e na literatura, no sexto episódio da temporada.

Literatura e suspense é o destaque do sétimo episódio, com Miller Brito. E a mineiridade e valorização das origens são temas que pautam a conversa com Luiz Ruffato e Leila Ferreira, no oitavo episódio. No programa seguinte, o encontro pouco comum entre matemática e literatura, com Jacques Fux.

A poesia e um mergulho na vida na floresta são os destaques do décimo e do décimo primeiro episódios respectivamente. Na sequência, é a vez de falar sobre um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos: Guimarães Rosa. Quem tem a importante missão é o conhecido escritor Mia Couto e a professora Márcia Marques de Morais. Encerrando a temporada, a cidade e seus personagens pela ótica do escritor Fabrício Marques e do podcaster Felipe Ivanicska.

> Confira outras novidades na programação.

Guia de episódios:
31/10 – Madu Costa
7/11 – Soraya Martins
14/11 – Roger Deff
21/11 – Djamila Ribeiro e Lázaro Ramos
28/11 – Val Armanelli, Régis Luiz e Júlia Calasans
5/12 – Sávio Leite
12/12 – Miller Brito
19/12 – Luiz Ruffato e Leila Ferreira
26/12 – Jacques Fux
2/1 – Adriane Garcia e Brisa Marques
9/1 – Noemi Ferreira
16/1 – Mia Couto e Márcia Marques de Morais
23/1 – Fabrício Marques e Felipe Ivanicska

Deixe um comentário