Rede Minas cobre turnê de orquestra mineira no Japão

jp1 jp2 jp3

A Rede Minas acompanhou, de 28 de junho a 11 julho, a turnê da Orquestra Jovem Gerais no Japão. Parte da viagem foi realizada a convite do governo japonês, por meio da província de Yamanashi, com o objetivo de promover uma troca cultural e de aprendizado.

Os concertos no ColanyBunka Hall e no StellarTheater, em Yamanashi, e no Sano-shiBunkaKaikan, em Tochigi, foram transmitidas ao vivo, via web, naquela que foi a primeira transmissão internacional realizada pela emissora na internet. As apresentações estão disponíveis no nosso canal no YouTube. Além disso, foram gravados mini-concertos em Tóquio e cidades do interior do Japão, para exibição posterior nos canais da emissora na web.

A Orquestra Jovem Gerais

A orquestra é uma instituição sem fins lucrativos que atende cerca de 300 crianças e adolescentes moradores de localidades em situação de vulnerabilidade social da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

IMG-20160705-WA0013

Orquestra Jovem Gerais no Instituto Suzuki. FOTO: Carlos Paulino

IMG-20160705-WA0012

Aula com o Sr. Toyoda, violinista e renomado maestro. FOTO: Carlos Paulino

A viabilidade da ideia

A Fundação Rede Minas foi procurada pelo Escritório do Consul Geral Honorário do Japão em Belo Horizonte com a proposta de apoio e divulgação das apresentações da Orquestra Jovem Gerais no oriente. Na reunião, com presença da presidência da Fundação, a Gerência de Marketing e o Núcleo Transmídia, foi apresentada a proposta de realizar, além da divulgação, a transmissão ao vivo das apresentações, por meio do site da emissora. Yukari Hamada, representante do consulado, de pronto avalizou a proposta e demonstrou interesse em apoiar as transmissões.

A partir destes acertos foi viabilizado pelo consulado a maior parte dos custos de transporte e hospedagem do Coordenador do Núcleo Transmídia da Rede Minas, Carlos Henrique Paulino, permitindo, assim, as transmissões.

A transmissão

A Rede Minas gerou o sinal direto dos locais onde os concertos foram realizados no Japão, com algumas parcerias com TVs locais. O sinal ficou disponível no site por meio de uma página especial para a transmissão. Do Brasil, a equipe do Núcleo Web, da gerência da Marketing, realizou plantões durante as transmissões e devido ao fuso horário, as transmissões foram exibidas em horários como 6 e 7 horas da manhã, além de uma exibição na madrugada de sábado para domingo, às 3h30.

Houve problemas técnicos que dificultaram as transmissões, mas com o esforço das equipes envolvidas foram prontamente superados e as transmissões transcorreram de forma tranquila. A divulgação nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) recebeu interações de diferentes lugares, incluindo a da cantora Fernanda Takai.

Bastidores no Sano-shi Bunka Kaikan. FOTO: Carlos Paulino

Bastidores no Sano-shi Bunka Kaikan. FOTO: Carlos Paulino

Bastidores no Kawaguchiko Stellar Theater. FOTO: Carlos Paulino

Bastidores no Kawaguchiko Stellar Theater. FOTO: Carlos Paulino

Bastidores no Colany Bunka Hall. FOTO: Carlos Paulino

Bastidores no Colany Bunka Hall. FOTO: Carlos Paulino

Vídeos disponibilizados

Três concertos foram transmitidos ao vivo pelo site da emissora e três mini apresentações realizadas entre esses concertos foram gravadas. Os vídeos disponibilizados no canal da Rede Minas no YouTube, dentre eles ensaio e concertos da orquestra, inclusive exibições junto com orquestras do Japão, já contabilizam mais de 4 mil visualizações e outros conteúdos ainda serão publicados ao longo do próximo mês.

Deixe um comentário