Rede Minas leva ao ar série especial sobre Semana Rosiana

Anualmente, Cordisburgo, município localizado na região central de Minas Gerais, é palco para um grande encontro sobre a obra de um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos e o seu filho mais ilustre: João Guimarães Rosa.

Em 2020, a Semana Rosiana acontece entre 27 de julho e 1º de agosto e, por conta da pandemia do novo coronavírus, será realizado inteiramente online. Durante a mesma semana, de segunda a sexta, o Agenda, às 20h, apresentará uma série especial, mostrando diferentes facetas do encontro, que contará com palestras, apresentações musicais, podcasts, apresentações do Grupo de Contadores de Estórias Miguilim e do Grupo Caminhos do Sertão.

Confira a programação especial do Agenda:

– Segunda, 27/7: O Bem e o Mal
A professora Elni Elisa Willms fala sobre o O Bem e o Mal, uma das temáticas mais marcantes na obra de Guimarães Rosa.

– Terça, 28/7: Linguagem Audiovisual
Diretora de três filmes que serão exibidos durante a Semana: “Chefes e Outros”, “Lélio e Lina” e “Riobaldo e Diadorim”, a cineasta Anita Leandro é a convidada para comentar suas adaptações da obra rosiana para a linguagem audiovisual.

– Quarta, 29/7: Podcast
A obra do escritor mineiro ganha espaço também nas plataformas digitais e o programa vai falar sobre o podcast produzido especialmente para celebrar a Semana Rosiana, que será veiculado no Spotify do Espaço do Conhecimento da UFMG, até sexta-feira, sempre às 10h.

– Quinta, 30/7: Contação de histórias
A contação e narração de histórias baseadas no universo do escritor cordisburguense e também diretamente das obras de Guimarães Rosa é o destaque do penúltimo dia da série.

– Sexta, 31/7: Guimarães Rosa
Para encerrar a série, o Agenda apresenta um perfil sobre o escritor, um dos maiores nomes da Literatura ocidental e verdadeiro patrimônio cultural de Minas Gerais.
Além das reportagens, o quadro “Tour Virtual” se integra à programação do evento, apresentando o Museu Casa Guimarães Rosa, que pode ser visitado online.

Brasil das Gerais
O Brasil das Gerais também vai dedicar parte da sua programação para a Semana Rosiana. Nesta segunda (27), às 17h30, o programa vai trazer um bate-papo virtual com os coordenadores do Museu Casa Guimarães Rosa, Ronaldo Alves de Oliveira, e do Grupo de Contadores de Estórias Miguilim, Fábio Barbosa. Também marcam presença na atração o ator Odilon Esteves e o músico Celso Adolfo, que promovem apresentações com música e literatura durante o evento.

Confira a programação completa da Semana Rosiana 2020.

Deixe um comentário